Posted on

Entenda o que é layout responsivo e porque seu site precisa de um

Você sabia que a Anatel registrou em janeiro de 2016, a existência de 183,8 milhões de celulares pré-pagos no Brasil? Dados de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas) diz que 76% da população brasileira utiliza a internet. E do valor total desses números, 66% dos usuários acessam através de dispositivos móveis contra 71% de desktops.

Esses dados indicam que, a cada dia que passa, as pessoas optam por acessar a internet de um celular ou de um tablet do que de um computador. Os motivos variam, desde facilidade e praticidade até os custos mais baixos que algumas das novas mídias oferecem.

Os dispositivos móveis nos dão a oportunidade de acessar nosso site favorito, enquanto estamos no ônibus; de visualizar nosso extrato bancário e pagar contas, nos poupando de pegar enormes filas; e até acompanhar o placar do jogo do nosso time, enquanto estamos em alguma reunião de família de fim de semana.

Os meios de comunicação evoluíram, e com a migração de vários veículos para a grande rede, a tendência é que esse número aumente. Os dispositivos que nos permitem o acesso variam de celulares de vários tamanhos até televisores de até 70 polegadas.

Com todos esses dados, você parou para pensar em como os produtores de conteúdos da web vão ter que se virar em atualizar suas páginas, sites e blogs diariamente para diversas plataformas existentes? Imagine o dinheiro que gastariam para criar um design para cada dispositivo que permite acesso à internet.

Muito né? Bom, você já deve ter passado por alguma experiência onde você gostaria de acessar um site através do celular e ter aparecido uma mensagem que indica incompatibilidade do conteúdo com o dispositivo ou o layout e o conteúdo fora de ordem, com imagens sobrepostas umas às outras.

E tem também aquele site que você consegue acessar através de diversos dispositivos que fica perfeito, oferecendo o preenchimento completo de espaço, sem falhas. Já pensou como isso funciona? Essa é a característica do layout responsivo.

Mas como funciona o layout responsivo?

Atualmente existe uma ferramenta que é a salvadora da pátria de quem trabalha com diversos dispositivos. Ela é chamada de Media Queries.

Vamos falar um pouco sobre ela…

Essa plataforma surgiu em 2010! O responsável por essa solução é Ethan Marcotte. Ele foi um visionário que enxergou a evolução das mídias e criou essa ferramenta que é capaz de criar um layout que responda de maneira diferente de acordo com cada dispositivo.

Através dela você pode determinar o tipo do dispositivo, definir o tamanho do conteúdo, a orientação, a resolução, definir um estilo para tela (em pé, deitado, etc.) e a proporção oferecida.

Essa ferramenta foi criada para aproveitar o máximo o espaço de cada dispositivo oferecendo ao internauta uma melhor experiência ao acessar a internet e seus sites desejados.

Depois dele, e com o crescimento do mercado, novas opções surgiram, e hoje, todos podem ter um layout responsivo.

 

Por que preciso de um layout responsivo em meu site?

Além de todos os dados aqui demonstrados e as informações sobre migrações para dispositivos móveis, vou te dar mais alguns motivos:

> O site atende as necessidades do consumidor
> Atrai tráfego
> É uma estratégia de marketing moderna
> Oferece uma visão agradável
> Os sites que não são adaptados para as novas plataformas caem no ranking de busca do Google.

Pensar em um layout responsivo é pensar na qualidade do seu conteúdo. Não parta do pressuposto tradicional de que todos utilizarão um computador para acessar seu site. Atualize-se com as novas oportunidades que o mercado oferece. Isso trará muitos benefícios.